Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Telecentros Contribuem com a Formação e Desenvolvimento de Toda Comunidade


     Buscado oferecer, gratuitamente, cursos de várias áreas, acesso à internet e auxílios nas pesquisas escolares, Poço Fundo conta, hoje, com 4 unidades de Telecentros, beneficiando jovens e adultos de todo o município.


     Essas unidades foram criadas através de recursos federais e estaduais, e mantidas pela Prefeitura Municipal, no oferecimento de materiais de consumo, locais para instalação e destinação de monitoria para acompanhamento dos alunos.

     Por intermédio do prefeito Beto Gouvêa, o primeiro Telecentro do município foi inaugurado em 2006, dispondo de apenas 4 computadores. Hoje são 45 máquinas, ampliando, cada vez mais o atendimento à toda comunidade, inclusive no distrito do Paiolinho, que também foi contemplado pelo programa.

     Além dos cursos oferecidos pela Secretaria do Estado (clique aqui para conhecer a lista), ainda são disponibilizados, através da parceria com o IFSuldeminas - Instituto Federal do Sul de Minas, cursos à distância (EAD) nas áreas de Administração, Secretariado e Serviços Públicos (clique aqui para saber mais). Alunos do curso semi-presencial de Pedagogia também usam os computadores dos telecentros como apoio em salas de aula.

     Na unidade instalada na Escola Municipal Prefeito Carlito Ferreira, além do processo de inclusão digital e capacitação, um trabalho específico é realizado com crianças portadoras de necessidades especiais. A monitora Sirlene Pereira de Freitas chega a se emocionar ao comentar sobre o desenvolvimento desses alunos. "São crianças que muitas vezes não tiveram a oportunidade de estar em contato com esses recursos. Através da informática, percebemos um avanço muito grande na coordenação motora e no desenvolvimento da aprendizagem. Me sinto recompensada por todo o trabalho que tive com eles ao ver a evolução e o sucesso nesse primeiro ano de funcionamento do telecentro em nossa escola".

Alunos da E. M. Pref. Carlito Ferreira com
necessidades especiais de aprendizado
     De acordo com a monitora Neiva Maria Pereira Paes, certamente mais de 3.000 poçofundenses já foram beneficiados com os cursos dos telecentros. "Nosso principal objetivo é combater a exclusão digital e capacitar cidadãos de todas as faixas etárias para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e indissociável  do mundo tecnológico. É sempre muito gratificante poder passar o conhecimento e ver o desenvolvimento dos que por aqui passam diariamente".

     "Estamos na era da informática. É praticamente impossível desvincular o conhecimento desta área. Só temos a ganhar em qualidade e eficiência, disponibilizando os computadores aos nossos alunos", garante a Secretária Municipal de Educação, Eusa Maria Ferreira de Araújo.

     Para maiores informações, ou para se inscrever em qualquer um dos cursos oferecidos, procure um dos telecentros abaixo:

  • Telecentro I - Rua Bartolomeu de Oliveira, 352 (Secretaria Municipal de Educação). Tel: (35) 3283-1954. Tratar com a monitora Neiva.
  • Telecentro II - Avenida José Evilásio Assi, 83 - Nova Gimirim. Tel: (35) 3283-1226. Tratar com o monitor Felipe.
  • Telecentro da Escola Municipal Pref. Carlito Ferreira - Praça Tancredo Neves, 626 (Dentro da própria escola). Tel: (35) 3283-2054. Tratar com a monitora Sirlene.
  • Telecentro II (Distrito do Paiolinho) - Rua João Justino Pereira, 32 - Paiolinho - Tel: (35) 3283-4075.

Nenhum comentário:

Postar um comentário