Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Visita do Prefeito Beto Gouvêa à APAC de Pouso Alegre


     Hoje, dia 07/10/2011, o Prefeito Municipal Beto Gouvêa, visitou a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Pouso Alegre, buscando conhecer a entidade, para se estudar a viabilidade de implantação dessa instituição no Município. A ideia é que o projeto, idealizado pelo Conselho da Comunidade de Poço Fundo, que também esteve presente na visita, beneficie, não só os detentos locais, como os de Machado e Carvalhópolis.


     Resumidamente, a APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, com a finalidade de evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar. Ela promove a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. (Mais detalhes, acesse: www.dac.mg.gov.br)

    Para fazer parte da Associação, o detento deve manifestar vontade de ir para a APAC. Em seguida é feita uma avaliação de critérios técnicos por parte do Juiz, para que, assim, seja encaminhado à Assistência Social para emissão de um parecer favorável. Finalmente o Juiz autoriza a ida do presidiário à entidade.

     Atualmente, na unidade de Pouso Alegre existem 186 recuperandos, que são cobrados diariamente por serviços prestados. Segundo o Gerente de Pessoal da APAC, Leonardo, "não é nada fácil o cumprimento da pena por aqui. Não somos nem um pouco a favor da vitimização, permissividade ou facilitação. São dadas responsabilidades aos recuperandos e eles mesmos administram e fiscalizam uns aos outros. Com isso, em cerca de 3 meses já são notórias as mudanças".

     Estima-se que, dentre os que se submetem a esse sistema de punição, apenas 7% sejam reincidentes na criminalidade. Já para o método penitenciário comum, esses números chegam a aproximadamente 85%.


     Para o Prefeito Beto Gouvêa, trata-se de uma iniciativa com todas as condições de serem aplicadas com a parceria entre Poço Fundo, Machado e Carvalhópolis, visto que, a ressocialização do presidiário é uma demanda de toda a sociedade. "Temos que nos preocupar com a volta do detendo à convivência social, com o respeito ao ser humano e suas famílias. Tudo o que vimos hoje, é perfeitamente viável. Abraçaremos essa ideia e buscaremos parceiros para colocar o projeto em prática", completa.

     Segundo Valdinei de Lima, um dos recuperandos, sem dúvida a saída dele será para a própria casa. "Vim do regime fechado (dentro da própria APAC), para cá (regime semi-aberto), e já consegui uma oportunidade através da Usiminas. Aprendi a trabalhar e posteriormente terei a chance de estar empregado. Aqui eles nos levam para casa. Agora, no dia das crianças, os que tem boa conduta, ficarão 5 dias com a família. Temos a chance de ir e não voltar mais, mas aqui aprendemos a ter mais amor e vemos que o melhor para nós é nos recuperarmos e voltarmos com dignidade para a vida social".

     Para visualizar mais imagens e, assim entender melhor como funciona a APAC, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário