Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Usina de Reciclagem Aumenta sua Produção e Protege ainda mais o Meio Ambiente


     Dede o mês passado (set/2011), a Usina de Reciclagem de Poço Fundo, passou a ter uma nova administração. A empresa Reciclagem Preserva, de Areado - MG, passou a realizar seus trabalhos, também em nosso Município.

Usina de Reciclagem de Poço Fundo
      Em funcionamento desde novembro de 2010, a Usina local separava somente materiais previamente selecionados pela população, ou seja, o que não vinha da coleta seletiva, ia diretamente para os aterros sanitários da cidade. Agora, com essa nova parceria da Prefeitura, os benefícios são ainda maiores. O lixo comum também está sendo utilizado, aumentando para cerca de 90% o número de detritos transformados em renda e preservação ambiental. 


     Segundo Marcos Vinícius Ribeiro, o proprietário da Reciclagem Preserva, cerca de 120 toneladas de lixo, mensalmente, estão deixando de ser depositados nos aterros sanitários da cidade, sempre seguindo as normas de saneamento da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Marcos Vinícius Ribeiro, dono da Reciclagem Preserva
     Materiais como plásticos, PET´s, vidros, metais, papéis, papelão, dentre outros, estão sendo separados e vendidos de forma mais eficiente e proveitosa para várias indústrias, inclusive  para a Indústria e Comércio de Tubos Poço Fundo.  Para lá são vendidos os materiais viáveis para a produção de canos, que utilizam 100% de matéria prima reciclada em seus produtos. O restante é vendido para empresas de várias partes de MG e SP.

Indústria e Comércio de Tubos Poço Fundo
     Para o empresário Marcos Ribeiro, "o que veem como lixo, a gente vê como dinheiro". Segundo ele, tudo o que não serve à ninguém, principalmente para a natureza, se transforma em fonte de renda para toda sua família e várias outras que vivem do que é jogado fora. "A ideia é vir para Poço Fundo e fazer com que as ruas fiquem mais limpas, os aterros sejam menos utilizados e que o meio ambiente agradeça", ressalta.

     Uma das preocupações ao ser implantada essa parceria, seria a mão-de-obra. Para isso, as 5 pessoas que já trabalhavam na usina foram mantidas, só que agora com benefícios como: carteira assinada, salário fixo, direito à férias, 13º salário, auxílio insalubridade e seguro de vida.

"A vida me fez o papelão e eu fiz dele a minha vida." 
(Denise dos Santos, esposa de Marcos e separadora de lixo)

Um comentário:

  1. olhando a primeira foto dá a impressão de ser mal-organizado, todo aquele lixo espalhado a céu aberto !! faltou um galpão na frente do velho matadouro !! em dia de chuva ,os separadores não podem trabalhar !! não precisa ser um barracão com estrutura metálica , uma campanha ,toda cidade ajudaria com materiais ! o padre retirou as telhas da igreja e com certeza as doaria para cobrir o novo barracão , sendo uma demonstração de caridade para com os trabalhadores que ajudam nossa cidade ser mais limpa e mais bonita !! parabéns pela iniciativa democrática de abrir espaço para o povo de Poço Fundo expressar suas idéias ,sem medo de censura !!

    ResponderExcluir