Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Emenda de Iniciativa Popular é Votada na Câmara Municipal de Vereadores


     Foi votada, hoje (21/11), na Câmara Municipal de Vereadores, a Emenda de Iniciativa Popular que tem como objetivo, escolher, dentro da área da saúde, qual a melhor ação a ser executada com o recurso de R$ 500 mil destinados a municípios com menos de 50 mil habitantes.

     Estiveram presentes na audiência, autoridades locais e membros da sociedade poçofundense, onde, por unanimidade, foi decidido, dentre as 6 ações pré-estabelecidas pelo Congresso Nacional, que a mais necessitada de atenção e investimentos é a Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.

     Trata-se do financiamento para implantação, compra de aparelhos e ampliação da rede de serviços de atenção básica de saúde (Postos, Centros de Saúde, Unidades Básicas e Unidades de Apoio à Saúde da Família).

     De acordo com a Comissão do Congresso Nacional, não poderiam ser beneficiados pelo programa, manutenção, custeio e medicamentos, assim como hospitais e entidades privadas (filantrópicas e sem fins lucrativos).

     Dentre os presentes, alguns se manifestaram com alternativas para destinação dos recursos. A Secretária Municipal de Saúde, Maria de Fátima Fernandes Lima, defendeu a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde e outras 2 Unidades de Apoio na Zona Rural. Segundo ela, a nova unidade abrigaria a equipe de saúde São Lucas, a primeira implantada no município. "Atendendo mais de 4 mil pessoas mensalmente, a Unidade São Lucas funciona em uma casa alugada e adaptada para os serviços. Com a construção da nova UBS, todas as normas do Ministério da Saúde serão estabelecidas, proporcionando mais conforto, segurança e comodidade aos usuários", completa.

Secretária Municipal de Saúde, Maria de Fátima Fernandes Lima

      Vale ressaltar que as propostas deverão ser encaminhadas à Câmara dos Deputados até o dia 10 de Dezembro, para que, após analisadas, sejam aprovadas ou não pelo Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário