Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comemoração pela Semana do Idoso e Projeto "Caminhada pela Saúde"

     Em comemoração à Semana do Idoso, as equipes de Saúde da Família realizaram, hoje (29/09/2011), o Piquenique da Idade Feliz, na AFUP I. Todos os idosos do município foram convidados a participar. Poesias, piadas, partidas de truco, dança, dentre outras atividades, alegraram a tarde de mais de 100 idosos.


     A maioria das pessoas que participaram do evento, frequentam, semanalmente, a "Caminhada pela Saúde", um programa realizado pelos PSF´s comunitários,  que atende aproximadamente 100 pessoas, em sua maioria idosos.


     Para esse projeto, um educador físico foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal, para supervisão e condução dos exercícios. Ao início das atividades, é aferida a pressão de todos os participantes, sendo feito um acompanhamento mensal. Em caso de variação ou descontrole, intervenções são feitas, podendo ser desde orientações para modificação do estilo de vida até encaminhamento para consultas médicas.


     Desde o início do programa, há quase 3 anos, observou-se uma redução considerável no nível de pressão arterial dos participantes. Além das atividades físicas, medidas socioeducativas contribuem para a manutenção de hábitos saudáveis de vida.
    
     Segundo Ilda de Fátima, uma das participantes da caminhada, "nós idosos não tínhamos muito o que fazer, agora isso mudou. No meu caso, dores na perna e na coluna acabaram. Parece que voltei a ter 20 anos de idade."

     Fica, aqui, o convite a todos os interessados em participar dessas atividades. Basta procurar o PSF de sua comunidade.

Horários

- PSF Santa Rita (Nova Gimirim) - Todas as terças-feiras, às 7h;
- PSF São Sebastião (Paiolinho) Todas as quartas-feiras, às 7h;
- PSF São Lucas (Quadra próxima ao hospital) - Todas as quintas-feiras, às 7h;
- PSF São José (Barra Grande) - Todas as sextas-feiras, as 7h e 30min.


PARA VER MAIS FOTOS DA CAMINHADA E DA COMEMORAÇÃO 
À SEMANA DOS IDOSOS, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário