Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qualidade e Saúde na Alimentação Escolar Municipal


     A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Programa de Agricultura Familiar, desde 2008 vem trazendo uma alimentação de qualidade e rica em nutrientes para aproximadamente 760 crianças. Os produtos, geralmente orgânicos (vagem, cenoura, tomate, batata, maçã, mamão, dentre vários outros), são obtidos através do Programa Agricultura Familiar, como veremos a seguir.



O Programa de Agricultura Familiar

     Desenvolvido pelo Governo Federal, tem a finalidade de fortalecer e atender pequenos produtores rurais e suas famílias, gerando renda e aumentando sua capacidade de produção, melhorando, portanto, sua qualidade de vida e exercício de cidadania. Para participar desse programa, os produtores não podem possuir funcionários registrados, deverão ter a DAP (Declaração de Aptidão do Produtor - emitida na EMATER), além de estar em dia com toda sua documentação pessoal.

      Através da nutricionista Fábia Gonçalves Ribeiro Alves, todos os alimentos são recebidos e conferidos antes de serem distribuídos às escolas, de acordo com a necessidade e número de alunos em cada uma delas.



O cardápio

     Todos os meses o cardápio é modificado, dentro de uma grande variedade de alimentos, visando sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Como exemplo desse cardápio, temos:

  • Dia 16/08/2011 - Arroz, feijão com carne moída, ensopado de mandioca, batata, inhame e suco de abacaxi.
  • Dia 25/08/2011 - Arroz, salada de abóbora ralada com cenoura, feijão com linguiça calabresa e, de sobremesa, mamão.
  • Dia 31/08/2011 - Arroz, seleta de batata, mandioca, inhame, cenoura, feijão tropeiro com vagem e, de sobremesa, maçã.


     Além das características nutritivas de todos esses produtos, há também a adição de farinha de linhaça (contém ômega 3, enriquecendo a comida e desenvolvendo o sistema neurológico da criança) e a adição de proteína de soja (funcionando como uma maior fonte de proteína vegetal, tendo uma boa aceitabilidade entre as crianças).

  
Teste de Aceitabilidade e Programa de Pesagem

     Para verificar a aceitação dos alunos em relação aos alimentos, anualmente é feito uma pesquisa entre as crianças, apontando os ítens preferidos e os que poderiam ser substituídos por outros.

     Em 2010, por exemplo, verificou-se que as crianças preferiam o arroz com feijão à macarronada. Vendo isso, a nutricionista reorganizou todo o cardápio, fazendo com que se tivesse mais prazer em se alimentar, sem que os valores nutricionais essenciais à formação e até mesmo ao aprendizado, fossem deixados de lado.


     Além da questão da aceitabilidade, é feita, anualmente, uma verificação no peso e estado nutricional das crianças. Questões como baixo peso, obesidade, eutrofia ou desnutrição são facilmente apontadas nessa etapa e, comparadas com períodos anteriores, contribuir no remanejamento do cardápio.


Treinamento e Aplicações Práticas de Higiene

     Duas vezes ao ano é feito um treinamento com todas as merendeiras das escolas, onde questões como higiene, manipulação de alimentos e práticas alimentares são repassadas.

     Todas as cozinheiras possuem uniformes padronizados, toucas de proteção do cabelo, sapatos fechados, camisetas e jalecos brancos, visando preconizar  as normas da Vigilância Sanitária.

      
     Além disso, todas as escolas possuem o Manual de Boas Práticas, onde há toda uma orientação de manipulação de alimentos e da higiene pessoal e física nas cozinhas.

     Viu? A saúde e educação de nossos futuros formadores de opinião são extremamente importantes para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário