Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


     O ano de 2011 foi marcado por grandes conquistas e realizações em prol de nossa tão querida Poço Fundo. Esperamos que neste novo ano que começa, vários outros acontecimentos possam fazer de nosso município um lugar cada vez melhor para se viver. Muita paz, saúde e prosperidade a todos os poçofundenses e amigos de cidades vizinhas! Que 2012 traga somente coisas boas no coração de todos nós!


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prefeito Beto Gouvêa consegue mais um convênio para construção da "Ponte Zé André"


     O Prefeito de Poço Fundo, Beto Gouvêa, celebrou mais um convênio entre o município e o Estado de Minas Gerais. O acordo, que visa a construção da "Ponte do Zé André", no Bairro Cachoeirinha (Bairro da Ponte), foi assinado na última quinta-feira (22/12), na sede da SETOP (Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas), localizada na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.

Prefeito Beto Gouvêa e assessor
da SETOP Guide Marceline
      Segundo Beto Gouvêa, a liberação dos recursos, no valor de R$ 141.552,61, foi prometida pelo Governador Antônio Anastasia, em sua visita à Poço Fundo, em junho deste ano. Em seguida, todo o processo projetual foi elaborado pelo Engenheiro Humberto Penha e, após várias etapas de negociação, foi aprovado pela SETOP.

     "Essa ponte, há algumas décadas vem sendo reclamada pela população. Finalmente poderemos dar início à construção dessa importante via de acesso, que liga vários pontos significativos de nosso município, como, por exemplo, os bairros Lavrinha, Colônia, Roseira e Roseirinha, além do município fronteiriço de Campestre. Esta é uma obra que exige um trabalho de engenharia altamente especializado, por ser construído sobre o rio Machado, cujas águas são volumosas e de correntezas fortes, especialmente quando há vasão do vertedouro da CEMIG. Para Poço Fundo, essa será uma obra histórica, pela qual ficaremos extremamente agradecidos ao Governador Anastasia, que se empenhou pessoalmente para a liberação dos recursos", afirma o Prefeito.

     Para que as obras se iniciem, um processo licitatório deverá ser realizado no município, o qual já se encontra em andamento.

     Em breve, mais informações sobre o andamento desse importante projeto para nossa cidade.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Papai Noel radical encanta a noite do dia 17 de Dezembro


     No sábado, 17 de dezembro, foi grande a movimentação na Praça São Francisco para a chegada do Papai Noel em uma noite de festa promovida pela Prefeitura Municipal de Poço Fundo. Neste ano, o Bom Velhinho se mostrou bastante radical com sua descida de rapel pela torre da igreja.


    As comemorações se iniciaram às 21h, com uma bela apresentação do Coral São Francisco de Paula, na igreja matriz. Com a regência de João Ademir e participação de José Manoel Alves, no violão e David Rodrigues, no cajón, um grande número de pessoas se encantou com as canções natalinas, preparadas com muita dedicação pelos integrantes do coral.


     Para abrilhantar ainda mais a noite, um grande show pirotécnico prendeu a atenção da população, aumentando a expectativa para a chegada do Papai Noel.


     A surpresa de todos os presentes foi grande ao ser anunciado que o Bom Velhinho viria das alturas. Os olhos atentos das crianças e adultos se voltaram para a torre da igreja e aguardaram ansiosos a descida pouco habitual do tão esperado Noel.


     Já em solo firme, centenas de crianças aguardavam o momento de poder entrar na casinha instalada em frente à igreja e falar com o simpático velhinho, que para lá se dirigiu. Todas elas foram recebidas com muitos doces e  carinho. A alegria e ansiedade era explícita nos olhos da criançada, envolvidas pela magia do Natal.


     Agradecemos a presença de todos, especialmente ao "Mauro Cabeleireiro", que mostrou sua coragem e boa vontade ao fazer com que o clima natalino fosse reforçado no coração dos que ali estavam.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cohab: prefeito assina mais um contrato para construção de 50 novas casas populares


     O Prefeito Municipal Beto Gouvêa assinou, no dia 19 de Dezembro, mais um acordo com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB), objetivando beneficiar mais 50 famílias de Poço Fundo, com necessidades habitacionais.


     O convênio foi firmado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde o prefeito se encontrou com o Presidente da Companhia, Octacílio Machado Júnior.


     Poço Fundo, que já conta, hoje, com 62 casas populares, no bairro Mãe Rainha, se comprometeu em atender aos seguintes requisitos para que todo o empreendimento seja implementado:

  • O conjunto habitacional deverá ser edificado em terrenos doados pelo município ou por terceiro, desde que haja intervenção da prefeitura;
  • O sistema viário deverá ser terraplanado;
  • O sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário instalados;
  • Rede de energia elétrica e iluminação pública disponibilizadas;
  • Drenagem pluvial;
  • Pavimentação mínima de nível primário e meios fios;
  • Doação e plantio de uma árvore em frente cada unidade habitacional.

     Beto Gouvêa se demonstrou bastante animado com o acordo e se comprometeu em não medir esforços para que o empreendimento fosse iniciado o mais breve possível.

     Mais uma vez a atual administração se mostrou extremamente preocupada com questões sociais e com a realização do sonho da casa própria para aqueles que mais necessitam.

     Em breve as obras se iniciarão e as inscrições, seleção e classificação dos candidatos serão processados de acordo com as normas da COHAB MINAS. Aguardem maiores informações!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Formatura dos 5ºs anos da Escola Estadual Dr. Lélio de Almeida

     Nesta quinta-feira, 15 de Dezembro, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dr. Lélio de Almeida, receberam seus certificados de conclusão de mais este importante ciclo.


     O cerimonial aconteceu no Poço Fundo Tênis Clube, e contou com a presença dos alunos, autoridades locais, pais e funcionários da Escola.

     A vice-diretora Rosemary Regina Rodrigues lembrou das dificuldades enfrentadas pelos alunos, desde o início de suas jornadas na Dr. Lélio. "No início vocês eram estranhos uns dos outros. Distantes, isolados e tímidos, turmas totalmente heterogêneas. Agora, a história continua. O importante é que vocês venceram! Parabéns!"


     Os próprios alunos, emocionados, realizaram homenagens aos mestres, à Deus, aos funcionários, aos pais, aos colegas e à Escola. Em seguida, para finalizar a cerimônia, os formandos uniram suas vozes para cantarem "Natal todo dia", do grupo Roupa Nova.



PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS DA ESCOLA DR. LÉLIO DE ALMEIDA POR MAIS ESTA ESTAPA CUMPRIDA!

Cerimônia de formatura dos alunos do Pré-Escolar e 5º ano da Escola Municipal Profª Rita da Conceição Sandy (Paiolinho)


     No dia 14 de Dezembro foi a vez dos alunos do Pré-Escolar e 5º ano da Escola Municipal Profª Rita da Conceição Sandy (Paiolinho), participarem da solenidade de formatura . O evento aconteceu no Barracão da Associação Cultural, Assistencial e Beneficente do Paiolinho, às 19h. A bela cerimônia contou com a presença de autoridades locais, pais, alunos, funcionários da escola e convidados. 

Juramento dos alunos do Pré-Escolar
Juramento dos alunos do 5º ano
     Na ocasião, os alunos do Pré-Escolar apresentaram uma pecinha teatral, intitulada "A estrela Prata".


     Os formandos do 5º ano, Hyago, Helena, Taynara, Jamille e Leidiane, também fizeram bonito na apresentação de dança da música "Vamos Construir", de Sandy e Júnior.


     Para finalizar a cerimônia, todos os alunos do 5º ano cantaram a música de despedida, em agradecimento aos professores, pais, serviçais e paraninfos.

     A diretora da Escola, Rosa M. Cipriani de Oliveira, parabenizou a todos os formandos por este momento. "Este é um dia especial para todos nós, pela alegria desta etapa concluída com êxito. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas aos nossos alunos".


"O SUCESSO É DAQUELES QUE BATALHAM, E COM TODA CERTEZA, VOCÊS SÃO MERECEDORES DESSE SUCESSO. PARABÉNS PELA FORMATUA!"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras para gestantes do município


     Hoje, dia 14 de Dezembro, foi realizado, através da Secretaria Municipal de Saúde, palestras para todas as gestantes do município, alertando sobre a importância da amamentação, tanto para as mães quanto para os bebês. O evento aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Naro Gonçalves, às 14:30h.


     Segundo a Enfermeira Andréia dos Santos, o leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que a criança necessita para sua saúde. "Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções".

     Nas palestras, foram apresentadas técnicas de amamentação, duração e intervalo das mamadas, dificuldades encontradas durante o período de amamentação, dentre outras informações importantes para as gestantes.

     O evento contou, também, com a participação da fonoaudióloga Viviam Costa Ferreira, que explicou sobre as vantagens do aleitamento materno na linguagem e fonação das crianças.


     Após as discussões, foram sorteados brindes doados pelo comércio local, como fraldas, sabonetes, lenços umedecidos e vários outros produtos de higiene infantil. Aproveitamos o espaço para agradecer a todos os comerciantes e participantes do projeto pela colaboração.


     Para encerrar o encontro, foi servido um lanche às participantes, onde as gestantes tiveram a oportunidade de relatar suas dúvidas e trocar experiências sobre essa fase tão importante para o desenvolvimento das crianças.

     A seguir, tirinhas mostram situações e informações importantes para a amamentação de seu bebê. Clique na imagem para amplia-la.


Pe. João Bosco dá suas bênçãos ao Presépio da Praça São Francisco


     Na noite do dia 11 de Dezembro, logo após a missa, o Padre João Bosco de Freitas realizou a Benção do Presépio na Praça São Francisco, que foi preparado com muito carinho pela equipe da Prefeitura Municipal de Poço Fundo, para abrilhantar ainda mais as noites poçofundenses.


     Segundo o Pe. João Bosco, "o presépio, que é um símbolo de Natal, foi criado por São Francisco de Assis, afim de trazer à nossa memória, como foi o nascimento de Jesus. Aqui em Poço Fundo, na Praça, o presépio tem atraído a visitação de pessoas de toda a comunidade, além de visitantes de outras cidades. Pensando nisso, resolvemos, então, pedir as bênçãos de Deus, para que os que por aqui passarem, também possam ser abençoados. Feliz Natal a todos!"

     QUE A BÊNÇÃO DESTE PRESÉPIO ESTENDA AS BÊNÇÃOS A TODOS OS CIDADÃOS POÇOFUNDENSES, PARA QUE TENHAMOS UM SANTO E ABENÇOADO NATAL!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encerramento do ano letivo do Pré-Escolar e Formatura dos 5ºs aos das Escolas Municipais


     Nesta segunda (12) e terça-feira (13), o Poço Fundo Tênis Clube foi tomado por muita festa e alegria. Na noite do dia 12 de dezembro aconteceu a cerimônia de encerramento do ano letivo do Pré-Escolar da Escola Municipal Prefeito Carlito Ferreira. Hoje, dia 13, foi a vez dos alunos dos 5ºs anos de todas as Escolas Municipais receberem seus certificados.


      Os pequeninos de 4 e 5 anos deram um show nas apresentações que encantaram a todos os familiares, autoridades locais, professores e outros convidados. Em clima de muita alegria, todos os presentes ficaram encantados pela espontaneidade das crianças e pelo belíssimo cenário, inspirados no tema "Rodeio".



     Hoje (13) foi a vez dos formandos dos 5ºs anos comemorarem mais essa realização. Estiveram presentes autoridades, familiares, professores e convidados.


     Na ocasião foram premiados vários alunos por seus excelentes desempenhos em redações produzidas durante o ano letivo. Parabéns a todos os classificados pelos belos textos e às professoras pela dedicação e participação no Projeto de Redações realizado pela Secretaria Municipal de Educação.



    Ao final das premiações e entrega de certificados, foi oferecido um lanche para confraternização de todos os presentes.

PARABÉNS A TODOS VOCÊS E QUE SEUS CAMINHOS SEJAM 
REPLETOS DE PAZ E ESPERANÇAS!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Prefeito Beto Gouvêa participa de reunião para eliminar os resíduos sólidos urbanos


     O Prefeito Municipal Beto Gouvêa, participou hoje (12/12), de uma reunião na sede da AMARP (Associação dos Municípios do Alto do Rio Pardo), em Caldas, onde foi apresentado o Projeto Natureza Limpa, que tem como objetivo eliminar por completo a utilização de aterros sanitários como destinação dos lixos urbanos.


     De acordo com o empreendedor Mário Marins, trata-se de uma tecnologia que transforma, por meio da carbonização, os resíduos em carvão e agregados de cimento. (clique aqui para saber mais)

     Com o processo utilizado, a poluição freática é reduzida a zero, visto que o chorume (líquido resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas) é totalmente reciclado e reaproveitado. O modelo também não trará poluição atmosférica pois os efluentes gasosos são purificados por filtros de alto desempenho.

     A proposta foi apresentada aos membros da AMARP, da qual Beto Gouvêa é o presidente, e será analisada a viabilidade de implantação de uma usina que beneficiará todas as cidades associadas.

     Beto Gouvêa mostrou-se extremamente interessado no processo, afirmando a importância na criação de alternativas sustentáveis para a destinação dos resíduos sólidos. "Iremos analisar com cautela a possibilidade de implantação do projeto, o qual beneficiará e muito os municípios associados à AMARP. O lixo urbano é um grande problema de qualquer cidade. Em Poço Fundo, por exemplo, são cerca de 12 toneladas acumuladas diariamente. Já possuímos a usina de reciclagem, que contribui e muito na destinação desses resíduos. Com a nova parceria, esses materiais seriam reduzidos a zero, beneficiando imensamente o meio ambiente".

Clique na imagem para amplia-la

domingo, 11 de dezembro de 2011

Prefeito Beto Gouvêa é eleito novo Presidente do Cislagos


     O Prefeito de Poço Fundo, Beto Gouvêa, foi eleito, no dia 2 de dezembro, o novo presidente do Cislagos (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos). A eleição foi realizada no Salão Araújo de Eventos, em Alfenas.  Ronei Vitor de Brito, chefe do Poder Executivo de Nova Resende é o vice.  A posse ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2012, com um mandato de 1 ano de duração.


     O Consórcio Cislagos foi criado em 1995, por meio da união dos municípios que tinham o interesse comum da promoção, prevenção e assistência na área de saúde. Atualmente atende uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, de 28 cidades da região.

     Parabéns, Beto, por mais essa vitória! Que essa conquista possa trazer grandes frutos para o Cislagos.

Decoração de Natal traz novo clima para Poço Fundo


     Poço Fundo está pronta para as festividades de final de ano. As decorações de Natal estão atraindo a atenção e despertando o clima natalino dos moradores e visitantes da cidade. Neste ano, várias novidades embelezam vários pontos do município e iluminam as noites poçofundenses.



     Além do Portal, Praça da Matriz e Avenida Dr. Lélio de Almeida, que já vem sendo decorados há vários anos, parte das ruas Capitão Antônio Gonçalves e Barão de Alfenas também foram enfeitadas. As obras foram realizadas através do departamento de cultura do município, em parceria com o comércio local.


      Segundo Jandira Begalli Calil, uma das comerciantes que idealizaram o projeto, há muito tempo pensava-se em enfeitar a rua Capitão Antônio Gonçalves. "Grande parte do comércio de Poço Fundo está concentrado neste local e, pensando nisso, convidamos os representantes dos estabelecimentos para uma reunião, onde a aceitação foi bastante grande. Procuramos, então, o João Ademir, que imediatamente abraçou a ideia e, com o aval do Prefeito Beto Gouvêa, deram-se início aos trabalhos. Buscamos, através desses enfeites proporcionar à população um ambiente bonito e prazeroso, especialmente às crianças, que veem o Natal como uma data mágica e lúdica".

Rua Capitão Antônio Gonçalves
      Eliane de Paula, moradora da praça São Francisco, elogiou a decoração deste ano. "Ficou tudo muito lindo. Com as inovações feitas, o espírito natalino chegou mais cedo em nossa cidade. Moro em frente ao presépio e vejo o quanto a população está gostando. Todos os dias um grande número de pessoas movimentam a praça e ficam admiradas com o trabalho realizado. Parabéns ao João Ademir pela bonita decoração".

     No dia 17 de dezembro  acontecerá, ainda, na Praça São Francisco um Recital de Natal, com direito a bandas com canções natalinas, show pirotécnico e a chegada do Papai Noel. Venha comemorar conosco!

Formatura dos 3ºs anos da Escola Estadual São Marcos


     Foi realizada, na última sexta-feira, dia 9 de dezembro, a solenidade de Formatura dos alunos dos 3ºs anos "A", "B" e "C" da Escola Estadual São Marcos. O evento lotou a quadra esportiva da escola e contou com a presença dos 73 formandos, familiares, professores, funcionários, convidados e autoridades locais.



     O Prefeito Beto Gouvêa e a Secretária Municipal de Educação Euza Araújo compuseram a mesa de convidados e aproveitaram este espaço para parabenizarem os alunos.

     "Parabenizo a todos os formando com muito carinho. A conclusão do ensino médio é uma fase muito importante na vida dos jovens. A partir de agora, eles mesmos poderão escolher quais caminhos seguir. Alguns continuarão seus estudos em universidades, outros cursos técnicos e terão aqueles que precisarão de mais um tempo para decidirem qual  o trajeto traçar. Independente de qual seja a escolha, desejo a todos eles um futuro brilhante e auspicioso". (Beto Gouvêa)

     D. Euza também desejou votos de um futuro promissor a todos os formandos e que possam evoluir cada vez mais a partir dessa nova etapa cumprida. "Sei o tamanho do esforço exigido para que pudessem festejar esse momento. Espero que Deus os ilumine e que continuem lutando para que todos os seus sonhos possam ser conquistados".


     Ao final da cerimônia, os formandos, amigos e familiares seguiram para o Clube de Campo Veteranos para comemorarem com muita alegria, essa noite tão especial.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Telecentros Contribuem com a Formação e Desenvolvimento de Toda Comunidade


     Buscado oferecer, gratuitamente, cursos de várias áreas, acesso à internet e auxílios nas pesquisas escolares, Poço Fundo conta, hoje, com 4 unidades de Telecentros, beneficiando jovens e adultos de todo o município.


     Essas unidades foram criadas através de recursos federais e estaduais, e mantidas pela Prefeitura Municipal, no oferecimento de materiais de consumo, locais para instalação e destinação de monitoria para acompanhamento dos alunos.

     Por intermédio do prefeito Beto Gouvêa, o primeiro Telecentro do município foi inaugurado em 2006, dispondo de apenas 4 computadores. Hoje são 45 máquinas, ampliando, cada vez mais o atendimento à toda comunidade, inclusive no distrito do Paiolinho, que também foi contemplado pelo programa.

     Além dos cursos oferecidos pela Secretaria do Estado (clique aqui para conhecer a lista), ainda são disponibilizados, através da parceria com o IFSuldeminas - Instituto Federal do Sul de Minas, cursos à distância (EAD) nas áreas de Administração, Secretariado e Serviços Públicos (clique aqui para saber mais). Alunos do curso semi-presencial de Pedagogia também usam os computadores dos telecentros como apoio em salas de aula.

     Na unidade instalada na Escola Municipal Prefeito Carlito Ferreira, além do processo de inclusão digital e capacitação, um trabalho específico é realizado com crianças portadoras de necessidades especiais. A monitora Sirlene Pereira de Freitas chega a se emocionar ao comentar sobre o desenvolvimento desses alunos. "São crianças que muitas vezes não tiveram a oportunidade de estar em contato com esses recursos. Através da informática, percebemos um avanço muito grande na coordenação motora e no desenvolvimento da aprendizagem. Me sinto recompensada por todo o trabalho que tive com eles ao ver a evolução e o sucesso nesse primeiro ano de funcionamento do telecentro em nossa escola".

Alunos da E. M. Pref. Carlito Ferreira com
necessidades especiais de aprendizado
     De acordo com a monitora Neiva Maria Pereira Paes, certamente mais de 3.000 poçofundenses já foram beneficiados com os cursos dos telecentros. "Nosso principal objetivo é combater a exclusão digital e capacitar cidadãos de todas as faixas etárias para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e indissociável  do mundo tecnológico. É sempre muito gratificante poder passar o conhecimento e ver o desenvolvimento dos que por aqui passam diariamente".

     "Estamos na era da informática. É praticamente impossível desvincular o conhecimento desta área. Só temos a ganhar em qualidade e eficiência, disponibilizando os computadores aos nossos alunos", garante a Secretária Municipal de Educação, Eusa Maria Ferreira de Araújo.

     Para maiores informações, ou para se inscrever em qualquer um dos cursos oferecidos, procure um dos telecentros abaixo:

  • Telecentro I - Rua Bartolomeu de Oliveira, 352 (Secretaria Municipal de Educação). Tel: (35) 3283-1954. Tratar com a monitora Neiva.
  • Telecentro II - Avenida José Evilásio Assi, 83 - Nova Gimirim. Tel: (35) 3283-1226. Tratar com o monitor Felipe.
  • Telecentro da Escola Municipal Pref. Carlito Ferreira - Praça Tancredo Neves, 626 (Dentro da própria escola). Tel: (35) 3283-2054. Tratar com a monitora Sirlene.
  • Telecentro II (Distrito do Paiolinho) - Rua João Justino Pereira, 32 - Paiolinho - Tel: (35) 3283-4075.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos Recebem Certificado por Curso de Resistência às Drogas


     Na manhã de hoje (06/12), realizou-se a formatura do PROERD (Programa Nacional de Resistência às Drogas). O evento aconteceu no Poço Fundo Tênis Clube e contou com a presença dos formados, autoridades, pais dos alunos e professores.

Da dir. para esq.: Soldado Gilberto e Cabo Devanir,
instrutores do Proerd em Poço Fundo
      Formaram-se, ao todo, 270 estudantes do 5º ano das escolas municipais Profª. Rita da Conceição Sandy, Prof. Josino Bernardes Pereira, Juca Alves, Sul Mineira e Pref. Carlito Ferreira; das escolas estaduais Dr. Lélio de Almeida e José Bonifácio; além dos alunos do Centro Educacional Cooperar.


PROERD - O QUE É?

     O Proerd é um programa desenvolvido em 58 países, chegando ao Brasil em 1992. No município, está sendo desenvolvido há 7 anos, por policiais militares capacitados para aplicar, através de uma metodologia lúdica, mensagens de valorização à vida e importância dos alunos se manterem longe das drogas.

     Durante 10 semanas, o curso é ministrado obrigatoriamente por um policial fardado. Além de sua presença física nas salas de aula, um forte elo é criado entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

     Segundo o Soldado Gilberto Gonçalves Batazine Jr., instrutor do Proerd em Poço Fundo, "as lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, família e a Polícia".

     Como parte das atividades realizadas em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema: "Proerd, vida e paz". Os autores das melhores composições de cada escola foram convidados a ocuparem lugares de destaque para receberem as premiações e condecorações das autoridades presentes. A seguir, a lista completa dos alunos premiados:

Alunos premiados por suas redações
 Em sequência pela imagem acima (da esquerda para direita):
  • Guilherme Bruno Nogueira de Almeida (E. M. Prof. Josino Bernardes Pereira)
  • Letícia Aparecida Franco Resende (E. M. Juca Alves)
  • Nayara Ferreira da Silva (E. M. Sul Mineira)
  • Jamille Costa Pereira (E. M. Profª. Rita da Conceição Sandy)
  • André Henrique Pereira de Oliveira (E. M. Pref. Carlito Ferreira)
  • Ana Paula Ribeiro dos Santos (E. E. José Bonifácio)
  • Camila Mesquita Dozza Alves (E. E. Dr. Lélio de Almeida)
  • Lóren dos Santos Carvalho (Centro Educacional Cooperar)

     Ao final da cerimônia, o Sd. Gilberto agradeceu ao apoio dado pela atual administração do município, através da Secretaria Municipal de Educação e parabenizou todos os alunos pelo compromisso e participação no programa.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Formandos da Turma de 2011 do CESU Recebem seus Certificados em Sessão Solene


     Na noite da última sexta-feira (02/12), foi realizada, no auditório da Câmara de Vereadores de Poço Fundo, a Sessão Solene de Entrega dos Certificados da Turma de 2011 do CESU (Centro de Ensino Supletivo). No total foram 65 alunos formandos, divididos entre o correspondente ao Ensino Fundamental e Médio.


     Estiveram presentes na cerimônia, os formandos, autoridades locais, representantes de outras escolas do município, professores e pais dos alunos.


     As alunas Aline Vieira Gonçalves, Valdinéia Alves de Oliveira, Suzelei Barbosa da Costa e Ceila Rosa Severiano da Silva, prestaram, emocionadas, homenagens aos professores, colegas e funcionários do CESU.

     O Prefeito Beto Gouvêa, parabenizou a todos os formandos, salientou a importância e qualidade do CESU no município e agradeceu a toda a sua equipe pelo empenho em proporcionar uma educação de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.


     A entrega dos certificados foi realizada pelas paraninfas Maria Auxiliadora Arcipreti Neves (Dorinha) e Joana D´arc Petta. Em um discurso que relembrou as lutas e os limites transpostos pelos alunos, Dorinha parabenizou aos seus mais novos afilhados e desejou-lhes votos de felicidades e grandes conquistas nessa nova etapa.


     "O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza, todos vocês são merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura!" (Professora Glauce)

Professoras da Rede Municipal são Capacitadas pelo PROINFO


     A Secretaria Municipal de Educação realizou, na noite do dia 01 de Dezembro, no próprio prédio da repartição, uma cerimônia de conclusão do Curso de Introdução à Educação Digital, através do PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional.


     Tendo início em agosto de 2011, 29 educadoras da rede municipal de ensino foram capacitadas para informatização das salas de aula e inserção de recursos midiáticos nas lições para os alunos.

     Para Neiva Pereira Paes, tutora do programa em Poço Fundo, quando o assunto é tecnologia, muitas pessoas que não se adaptaram a esse processo, acabam se assustando um pouco. "Parte dos professores ainda estão despreparados para o uso da tecnologia nas atividades escolares, como, por exemplo, na utilização de máquinas fotográficas digitais, filmadoras e internet. Isso causa uma insegurança diante dos alunos, que, em sua maioria, dominam com facilidade todas essas ferramentas. Com o curso aplicado, procuramos ensinar ao máximo meios de aplicar a tecnologia dentro das salas de aula e nos laboratórios de informática, presentes em várias de nossas escolas".

     Segundo Donizeti Tavares Dias, a Zetinha, uma das professoras certificadas, o curso foi extremamente satisfatório. "Antes do PROINFO eu possuía apenas noções básicas de informática. Hoje vejo a importância da tecnologia nas aulas e consigo aplica-la, enriquecendo e muito o processo didático. A partir de agora podemos motivar os alunos com ferramentas bem mais interessantes do que o quadro negro e giz".

     Durante a cerimônia, alguns projetos foram projetados para todos os presentes e, ao final, um coquetel foi servido em clima de metas atingidas. Parabéns a todas as professoras que concluíram mais esse curso de capacitação!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Alunos da Escola Municipal Pref. Carlito Ferreira Encantam Pais e Professores com Recital de Poesia


     Os alunos do Pré-Escolar (4 e 5 anos), da Escola Municipal Prefeito Carlito Ferreira, apresentaram hoje, (1/12/2011), o 1º Recital de Poesias, uma atividade que teve como objetivo, desenvolver e estimular o aprendizado através de poemas de vários autores brasileiros de destaque, como, por exemplo, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Faria Neto, dentre outros.


     Além dos poemas declamados com graça e espontaneidade, uma exposição de trabalhos feitos durante todo o ano letivo, mostrou o desenvolvimento e grande capacidade de aprendizagem das crianças. Através de cores e formas geométricas, os projetos ampliaram a criatividade,  raciocínio lógico, coordenação motora e cooperação em grupo, sempre de forma lúdica e divertida.


     De acordo com a diretora da escola, Magda Rezende de Lima Dias, é por meio de projetos como esses que as crianças se envolvem no mundo da literatura. "Com a ajuda da supervisora Joelma de Lima Silva e de todas as professoras, realizamos este evento que, devido seu grande sucesso, pretendemos dar continuidade nos próximos anos. Além de todo o caráter educativo, conseguimos, ainda, uma grande participação dos pais. Por meio dessa interação família-escola, o desenvolvimento educacional é completo, o que traz grandes benefícios no aprendizado e crescimento do aluno" , completa.

     Parabéns às professoras e crianças pelo esforço de tão belas apresentações!